sexta-feira, 25 de junho de 2010
4º CLASSROOM
O inglês nas escolas é um meio significativo para que o aluno tenha oportunidade de crescimento cultural e profissional em uma sociedade globalizada na qual vivemos. Entretanto, as realidades regionais se diferem nos interesses que os alunos imputam para o aprendizado da língua inglesa.
Nesse sentido, podemos observar que nas grandes cidades o mercado de trabalho exige certa diferenciação profissional com o conhecimento e o uso da língua estrangeira, dessa forma provocando o interesse cada vez maior do estudante em sua aquisição focado na melhoria de sua capacitação para cumprir suas funções nesse mercado. Entretanto, nas zonas rurais não se observa esse mesmo empenho tendo em vista que os alunos, em sua maioria, exercem o trabalho familiar no plantio das culturas regionais. Como professora de inglês de uma escola pública situada em local limítrofe com zonas rurais, a grande parte dos alunos vive nesse universo agrícola e por essa razão não se entusiasma muito pela aquisição da língua inglesa, já que a mesma não fará parte de sua realidade de vida.
Portanto, com o objetivo de proporcionar motivação, conhecimento e a prática desse idioma criou-se o projeto intitulado "CLASSROOM SALE IN THE SCHOOL” no sentido de que os alunos pudessem utilizar frutos de sua própria produção para vivenciar e praticar o inglês de forma divertida e motivadora. Esse projeto tem sido realizado nos últimos anos entre os alunos do 2ºe 3º anos do Ensino Médio.
Desde o início os alunos se empenham em sua criação isto é, desde a formação das equipes, pesquisa sobre o vocabulário para os diversos produtos, confecção de cartazes e divulgação nas classes até a montagem dos “stands” na própria sala de aula.
Nesse projeto, os próprios pais também auxiliam com a doação de produtos, fabricação de pães, doces e biscoitos. A finalidade é pedagógica, porém como geralmente é realizado por alunos do Ensino Médio, o resultado das vendas (preços simbólicos, pois são abaixo do preço de mercado) é revertido para o fundo de formatura dos alunos. Entretanto, no início dos trabalhos fica bem evidenciada a não existência de qualquer vínculo de lucro comercial.
Os critérios avaliativos são baseados nas habilidades de fala, escuta e escrita assim como a análise da criatividade dos alunos.
Além do objetivo pedagógico, a interação dos alunos com todos os demais da escola possibilita a prática das habilidades sociais dos estudantes, contribuindo para que eles tenham condições de compartilhar seus conhecimentos. Dessa forma, os alunos passam algum tempo praticando a língua inglesa e incentivando aos demais que estão em turmas anteriores a se motivarem um pouco mais pelo seu aprendizado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)




3 comentários:
Adorei. ;)
Tomara que nossa escola faça igual. è bem legal. O inglês não fica chato.....
Muito bom... Amei... Parabéns para a escola pela iniciativa do projeto para as aulas de inglês...
Parabéns a D. Ana e alunos envolvidos. Realmente o trabalho realizado fez toda a diferença!!! Estamos aguardando o próximo. Jú
Postar um comentário