1 PROJETO BULLYING
2 SITUAÇÃO PROBLEMA
• Que atitude sensata a escola como principal envolvida no contexto escolar, deveria tomar para combater esse tipo de violência na escola?
3 JUSTIFICATIVA
O projeto parte da importância do papel desempenhado peã escola já que A escola é um lugar estratégico e privilegiado para se trabalhar na perspectiva da prevenção da violência, pois pode ser o palco de experiências de prática cidadã. Professores, e outros envolvidos na construção de uma escola democrática e na formação de jovens cidadãos ativos e responsáveis, capazes de atuar politicamente por seus interesses. Com isso, pretende-se que os estudantes sejam sensibilizados e capacitados a resolver os conflitos de forma pacífica e não pelo uso da força e da violência. O fato de hoje estarmos vivendo num mundo onde a violência começa a mostrar-se cada vez mais imperativa em todos os setores da nossa vida, deixando pais, professores e a sociedade de uma maneira geral, inseguros e preocupados com a segurança e com o futuro das crianças. Assim, aumenta, neste momento, a responsabilidade da escola, no que se refere a conscientizar, educar e preparar os alunos para essa dura realidade.
Dentro deste contexto, torna-se necessário desenvolver um trabalho que leve o jovem a reconhecer a violência em suas diversas faces, entendendo que sua aplicação nos leva à vulnerabilidade, ao castigo e à solidão.
Nossa escola por estar inserida num histórico cultural de costumes tradicionais, onde a família ainda é considerada o porto seguro de todas as crianças e jovens, não existe muitos casos de violência deste tipo registrada na escola. Porém, nos profissionais da educação desta unidade escolar, preocupados com a dimensão do problema “bullying” estamos dispostos a desenvolver o projeto com o objetivo principal de prevenir e conscientizar nossos alunos sobre o problema e principalmente informa-los sobre as causas e conseqüências,do problema vivido e considerado muito grave principalmente nas escolas de grandes cidades.
É importante que nossos alunos saibam que o bullying é um dos tipos de violência que mais trazem conseqüência para a vitima, pois além de conviver com um estado constante de pavor, a criança ou adolescente vítima de bullying talvez sejam as que mais sofrem com a rejeição, isolamento, humilhação, a tal ponto de se verem impedidas de se relacionarem com quem ela deseja, de brincar livremente, de fazer a tarefa na escola em grupo, porque os mais fortes e intolerantes lhe impõem tal sofrimento. Também faz parte dessa violência impor à vítima o silêncio, isto é, ela não pode denunciar à direção da escola nem aos pais, sob pena de piorar sua condição de discriminada. Pais e professores só ficam sabendo do problema através dos efeitos e danos causados, como a resistência em voltar à escola, queda de rendimento escolar, retraimento, depressão, distúrbios psicossomáticos, fobias, etc.
Portanto é nosso dever expor e esclarecer a todos sobre a situação. Jamais devemos fazer vistas grossas sobre os casos de intolerância de violência psicológica ou física. Este é o motivo principal de estarmos desenvolvendo o projeto com o intuito tomar uma atitude preventiva contra o bullying, começando pela conscientização e preparação de professores, funcionários, pais e alunos.
Neste sentido, a figura do gestor, com capacidade e sabedoria de análise e condição de liderança, pode fazer a diferença. Cabe a ele cuidar do estilo do ensino e orientar os professores: aí está o segredo da disciplina. Sejam quais forem as causas das situações de conflito na escola, cabe a ela, como instituição que tem relativa autonomia sobre seus atos, reconhecer o que é de sua conta e posicionar-se, tomar decisões e agir.
4 OBJETIVOS GERAIS
• Reconhecer um ato de violência em todos os setores da vida;
• Conscientizar o aluno de que a violência sempre leva a conseqüência
trágicas, não só à vítima como ao agressor;
• Analisar as possíveis causas que levam o indivíduo a praticar um ato de
violência;
• Entender que o ser humano é passível de erros e acertos e tem de aprender a respeitar as diferenças individuais;
• Discutir sobre punição e impunidade e suas conseqüências;
• Compreender que a falta de zelo com o patrimônio da escola também é uma forma de violência;
• Conceituar o bullying e identificar suas características.
Nenhum comentário:
Postar um comentário