No dia 30/06/20010 foi realizada na escola mais um evento da disciplina de inglês com os alunos do 3ºano do Ensino Médio com a finalidade de divulgar os trabalhos realizados pelas equipes.
Na prática do magistério observa-se que os alunos demonstram suas preferências musicais, quando se trabalha “lístening” ou ênfase em algum conteúdo gramatical específico, visando mais a parte melódica do que propriamente o alvo da aprendizagem que está inserida na letra. Como no 3º ano, objetivou-se trabalhar com interpretação e produção textual, essa atividade se direcionou para a importância dos temas contidos nas letras das músicas que ,muitas vezes, passam despercebidos pelos alunos, pois simplesmente a decoram e não se detêm para refletir sobre as mensagens nelas inseridas. Dessa forma, a atividade exigia que cada equipe escolhesse a música de sua preferência, privilegiasse a letra, extraísse da idéia principal o tema a ser transmitido e interpretado para os demais alunos do colégio.
No dia da apresentação todos os alunos da escola se reuniram no pátio central e a professora de inglês iniciou explanando sobre os trabalhos que seriam apresentados e qual o seu objetivo. Em seguida, a primeira equipe apresentou YMCA de Village People com coreografia e dança baseada nas apresentações do conjunto. Anteriormente explicou sobre a origem do”Young Men Christian Association” – Associação Cristã de Moços. Como tema abordou o preconceito abrangendo não só ao homossexualismo a qual a música está relacionada, mas sim a todos os demais preconceitos aos quais o ser humano está sujeito.
A equipe a se apresentar logo após produziu um texto teatral no qual reproduziu o tema principal da música e falaram sobre superação. Foram muito felizes na escolha, pois também abordaram o tema que nacionalmente está sendo difundido nas escolas, “Bullying”. Eles encenaram com empenho e obtiveram a atenção e o silêncio da platéia- bastante incomum entre os jovens não?
Outra turma apresentou o rock pesado que agradou aos jovens e trouxeram a temática de que nem sempre esse tipo de música pode ser vinculado a pessoas inconseqüentes ou marginalizadas, pois a letra trazia mensagem que fazia o jovem refletir sobre preservação do nosso planeta.
Outra turma apresentou o rock pesado que agradou aos jovens e trouxeram a temática de que nem sempre esse tipo de música pode ser vinculado a pessoas inconseqüentes ou marginalizadas, pois a letra trazia mensagem que fazia o jovem refletir sobre preservação do nosso planeta.
Finalmente, um grande grupo trouxe a coreografia de THRILLER criada e dirigida pelos próprios alunos. Como tema apresentou os monstros, medos e mitos que aparecem em nossas vidas e as dificuldades enfrentadas para exterminá-los de nossas mentes.
As apresentações foram aclamadas por todas as turmas presentes e após o término, os próprios alunos do 3º ano realizaram uma avaliação individual e também coletiva ficando evidente a satisfação que eles sentiram em ter realizado com êxito os trabalhos. Um dos aspectos mais positivos da atividade foi a consciência dos estudantes de que realmente existem grandes temas reflexivos nas letras das músicas que ,muitas vezes ,são anuladas pelo valor que destinam somente à melodia. Entretanto, o melhor resultado foi a aprovação dos alunos pela inovação na forma de aprender.
Nenhum comentário:
Postar um comentário