sexta-feira, 2 de julho de 2010

Apresentação de Inglês (3º Ano)

No dia 30/06/20010 foi realizada na escola mais um evento da disciplina de inglês com os alunos do 3ºano do Ensino Médio com a finalidade de divulgar os trabalhos realizados pelas equipes.
Na prática do magistério observa-se que os alunos demonstram suas preferências musicais, quando se trabalha “lístening” ou ênfase em algum conteúdo gramatical específico, visando mais a parte melódica do que propriamente o alvo da aprendizagem que está inserida na letra. Como no 3º ano, objetivou-se trabalhar com interpretação e produção textual, essa atividade se direcionou para a importância dos temas contidos nas letras das músicas que ,muitas vezes, passam despercebidos pelos alunos, pois simplesmente a decoram e não se detêm para refletir sobre as mensagens nelas inseridas. Dessa forma, a atividade exigia que cada equipe escolhesse a música de sua preferência, privilegiasse a letra, extraísse da idéia principal o tema a ser transmitido e interpretado para os demais alunos do colégio.

Na realidade, esse trabalho representou um desafio para eles, já que deveriam trabalhar com suas capacidades criativas assim como as subjetivas, pois todos são adolescentes que ainda possuem certa insegurança diante do público. Entretanto, o processo se desenvolveu de maneira fantástica com todos os alunos engajados na realização desse trabalho. Eles por si próprios criaram as produções artísticas que envolveram teatro e dança para a comunicação do tema abrangendo a parte de coreografia, produção textual e figurino.

No dia da apresentação todos os alunos da escola se reuniram no pátio central e a professora de inglês iniciou explanando sobre os trabalhos que seriam apresentados e qual o seu objetivo. Em seguida, a primeira equipe apresentou YMCA de Village People com coreografia e dança baseada nas apresentações do conjunto. Anteriormente explicou sobre a origem do”Young Men Christian Association” – Associação Cristã de Moços. Como tema abordou o preconceito abrangendo não só ao homossexualismo a qual a música está relacionada, mas sim a todos os demais preconceitos aos quais o ser humano está sujeito.

A equipe a se apresentar logo após produziu um texto teatral no qual reproduziu o tema principal da música e falaram sobre superação. Foram muito felizes na escolha, pois também abordaram o tema que nacionalmente está sendo difundido nas escolas, “Bullying”. Eles encenaram com empenho e obtiveram a atenção e o silêncio da platéia- bastante incomum entre os jovens não?

 Outra turma apresentou o rock pesado que agradou aos jovens e trouxeram a temática de que nem sempre esse tipo de música pode ser vinculado a pessoas inconseqüentes ou marginalizadas, pois a letra trazia mensagem que fazia o jovem refletir sobre preservação do nosso planeta.

Finalmente, um grande grupo trouxe a coreografia de THRILLER criada e dirigida pelos próprios alunos. Como tema apresentou os monstros, medos e mitos que aparecem em nossas vidas e as dificuldades enfrentadas para exterminá-los de nossas mentes.

As apresentações foram aclamadas por todas as turmas presentes e após o término, os próprios alunos do 3º ano realizaram uma avaliação individual e também coletiva ficando evidente a satisfação que eles sentiram em ter realizado com êxito os trabalhos. Um dos aspectos mais positivos da atividade foi a consciência dos estudantes de que realmente existem grandes temas reflexivos nas letras das músicas que ,muitas vezes ,são anuladas pelo valor que destinam somente à melodia. Entretanto, o melhor resultado foi a aprovação dos alunos pela inovação na forma de aprender.

Nenhum comentário: