sexta-feira, 21 de junho de 2013

MEIO AMBIENTE: SOMOS PARTE DELE


       Foi em Estocolmo, no dia 5 de junho de 1972, que teve início a primeira das Conferências das Nações Unidas sobre o ambiente e por esse motivo foi a data escolhida como Dia Mundial do Meio Ambiente. Este dia teve com o objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. 
       Na EEB Prefeito Frederico Probst, no dia 03de junho, a diretora Rozeli deu abertura oficial a Semana do Meio Ambiente. Foi falado a respeito da importância deste tema e dado início aos trabalhos do Projeto “Meio Ambiente: Somos parte dele”. Foi apresentado aos alunos o objetivo do projeto e ações realizadas, bem como os professores responsáveis por cada turma.

Para realização de uma das ações do projeto o Engenheiro Florestal Felipe Wheidscheidt foi convidado para dar uma palestra sobre meio ambiente e micro bacias.
O objetivo da palestra foi o de aproximar os educandos à realidade em que vivem. Assim  foi trabalhado as migro bacias da região, suas nascentes.
         Primeiramente eles aprenderam um pouco sobre o conceito de bacia hidrográfica que significa uma área natural, delimitada pelos pontos mais altos do relevo, dentro da qual, a água proveniente das chuvas é drenada superficialmente por um curso de água principal até sua bacia, no local mais baixo do relevo, que corresponde à foz desse curso de água.
         Uma bacia hidrográfica é uma determinada área de terreno que drena água, partículas de solos e material dissolvido para um ponto de saída em comum, situado ao longo de um rio, riacho ou ribeirão.
         Os alunos também tiveram uma noção sobre o novo código florestal Lei nº 12.651, de 25 de maio de 2012.
         Em relação ao meio ambiente o engenheiro falou na questão do quanto produzimos lixo e desperdiçamos alimentos, disse que precisamos criar hábitos de consciência, no sentido de pensar mais nos outros. Citou exemplos sobre as últimas enchentes, do lixo que parou em cima das árvores, não é porque não temos problemas ainda com enchentes que podemos produzir lixo e jogá-lo à vontade por aí. E em relação à alimentação, falou sobre o costume do exagero na hora das refeições e da maneira errada de se alimentar, as pessoas não sabem combinar os nutrientes necessários para uma alimentação saudável.
 E no dia seguinte os trabalhos iniciaram!

 6º Ano




7º Ano





8ª série I 





8ª série II




1º Ano



 
  
2º Ano

 

3º Ano
 



Nenhum comentário: