sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Conteúdos para os exames 2014

ARTE
6º ano
O que é arte?
As cores Primárias e Secundárias
Cores neutras
Monocromia e policromia
Geometria
Ponto
Reta
Plano
Pontos colineares
O ponto geométrico
O ponto físico
O ponto gráfico
A linha reta: horizontal, vertical e inclinada
Linha curva: côncava e convexa
Linha poligonal ou quebrada
Linha sinuosa ou ondulada
Linha mista
Linhas paralelas
Linha perpendiculares
Linhas convergentes
Linhas divergentes
Traçado das linhas
Retas concorrentes
Retas paralelas
Retas coincidentes
Linhas curvas abertas simples
Linhas curvas abertas não-simples
Linhas curvas fechadas simples
Linhas curvas fechadas não-simples
Linhas poligonais abertas simples
Linhas poligonais abertas não-simples
Linhas poligonais fechadas simples
Linhas poligonais fechadas não-simples
Figura geométrica plana
Figura geométrica não plana

7º ano
Cor
Cores primárias e secundárias
O ponto gráfico
Pontilhismo
Círculo cromático
Linha reta horizontal
Linha reta vertical
Linha reta inclinada
Linha curva
Linhas onduladas
Linhas quebradas ou poligonais
Linhas mistas
Linhas, letras e números
Linhas, cores e formas
Paul Klee
Textura
Frotagem
O ritmo crescente
O ritmo decrescente
O ritmo radial
O ritmo alternado
Tangram
Composições periódicas
Composições estruturais

8º ano
Gramática das cores
As leis das cores
Cores complementares
Círculo cromático
Escala cromática
A linha e a simetria
Pontilhismo
Frisas
A história em quadrinhos
A linguagem dos quadrinhos
Balões
Onomatopeias
Metáforas
A história das histórias em quadrinhos
Angelo Agostini
As aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma viagem à corte
Luiz Sá
Reco-Reco, Bolão e Azeitona
A HQ no Brasil
Hachuras
Composições abstratas
O desenho na natureza e na geometria
Piet Mondrian
Luz e sombra
O uso de luz e sombra na pintura
Direção de procedência da luz e a sombra relativa
As formas geométricas e a arte
Wassily Kandinsky

1º ano E.M
Por que estudar arte?
O belo na arte
Guernica, de Pablo Picasso
Comunicação não-verbal
Leitura de imagem
Elementos básicos na arte
O ponto
A linha
Harmonia de cores
Elementos secundários
Elementos vivenciais
Rosa e azul, de Pierre-Auguste Renoir
Releitura
A arte da pré-história
Período paleolítico
Período neolítico
Os materiais usados pelo artista pré-histórico
Idade dos metais
Música
Dança-arte primeira
Mãos em negativo
Diferentes épocas, diferentes Vênus
As primeiras esculturas em metal
Crânio da mulher batizada como Luzia
Arte na antiguidade
Egito
Hieróglifos
A pedra da união
A pintura
A regra da frontalidade
O faraó Akhnaton
O faraó Tutancâmon
A escultura
A dança

2º ano E.M.
Por que estudar arte?
O belo na arte
Guernica, de Pablo Picasso
Comunicação não-verbal
Leitura de imagem
Elementos básicos na arte
O ponto
A linha
Harmonia de cores
Elementos secundários
Elementos vivenciais
Rosa e azul, de Pierre-Auguste Renoir
Releitura
Renascimento
Humanismo, o espirito do Renascimento
A arquitetura
Simetria
A igreja de Santa Maria del Fiore
A pintura
Principais artistas do Renascimento
Leonardo da Vinci
O da Vinci anatomista
O da Vinci urbanista
O da Vinci engenheiro
Última Ceia
Monalisa
Afresco
Sfumato
Rafael Sanzio
A escola de Atenas
Sandro Botticelli
A Primavera
Michelangelo Buonarroti
A criação do homem
A escultura
Os dois “Davis”
Davi, de Verrochio
Davi, de Michelangelo
Pieta, de Michelangelo

3º ano E.M.
Por que estudar arte?
O belo na arte
Guernica, de Pablo Picasso
Comunicação não-verbal
Leitura de imagem
Elementos básicos na arte
O ponto
A linha
Harmonia de cores
Elementos secundários
Elementos vivenciais
Rosa e azul, de Pierre-Auguste Renoir
Releitura
Século XX
Expressionismo
A escola Bauhaus
O trabalho de um designer
A Pintura
Edvard Munch
O grito
Música
Teatro
Cinema
A arte expressionista no Brasil
Lasar Segall
Duas amigas
Menino com lagartixas
Candido Portinari
Obra Café
Meninos com pipas
Anita Malfatti
A mulher de cabelos verdes
O homem amarelo




 FILOSOFIA

1º Ano
·       O que é filosofia?
·       Origem da filosofia
·       Período e campos de investigação da filosofia grega
·       Principais períodos da história da filosofia
·       Aspectos da filosofia contemporânea.
·       Os vários sentidos da palavra razão
·       Atividade racional e suas modalidades
·       A razão: inata ou adquirida?
·       O nascimento da lógica


ERE

6º Ano
·       O que é religião
·       Diversidade religiosa
·       Mitos indígenas
·       Mitos afrodescendentes
·       conviver e caminhar com os outros

LÍNGUA PORTUGUESA

6º ANO

-Interpretação de texto;
-Linguagem verbal e linguagem não verbal;
-A linguagem e os códigos;
-As variedades linguísticas;
-Fonema e letra;
-Emprego da letra h;
-Texto, discurso, gêneros do discurso;
-O substantivo. Classificação dos substantivos;
-Divisão silábica;
-O adjetivo. Classificação dos adjetivos;
-Sílaba átona e sílaba tônica;
-Acentuação das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.



LÍNGUA PORTUGUESA

7º ANO

-Interpretação de texto;
-Ortografia: g ou j?
-Locuções verbais;
-Verbos regulares e irregulares;
-Formas nominais dos verbos e suas desinências;
-Os três modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo;
-Tempos do modo subjuntivo;
-O advérbio na construção do texto;
-Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e proparoxítona;
-Divisão silábica;
-Sílaba tônica;
Morfossintaxe: frase, oração; sujeito , predicado.




LÍNGUA PORTUGUESA

8º ANO

-Interpretação de texto;
-O sujeito indeterminado na construção do texto;
-a oração sem sujeito;
-Verbos impessoais;
-Vozes do verbo;
-O predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal;
-Denotação e conotação;
-O modo imperativo;
-Ortografia: emprego do s, z, x e ch;
-Emprego dos porquês.




LPL

1º ANO

-Interpretação de texto;
-O Trovadorismo, O Humanismo, O Renascimento, O Quinhentismo Brasileiro, O Barroco Português, O Barroco Brasileiro, O Neoclassicismo Português e O Neoclassicismo Brasileiro.
-Verbos;
-Adjetivos;
-Acentuação gráfica;
-Substantivo;
-Literatura: a arte da palavra. O que é arte. A literatura. A história da literatura. Literatura e realidade. Funções da literatura;
-Encontros vocálicos:
*Ditongo;
*Tritongo;
*Hiato;
-Classificação das palavras:
*Quanto ao número de sílabas:
*Monossílaba;
*Dissílaba;
*Trissílaba;
*Polissílaba;
-Quanto à posição da sílaba tônica:
*Oxítona;
*Paroxítona;
*Proparoxítona.
LPL

2º ANO

-Interpretação de texto;
-Pronome pessoais, possessivos e demonstrativos;
-Mal e mau;
-Concordância verbal;
-Ortografia: ch, x, g, j, s e z;
-Escolas literárias:
*O Romantismo no Brasil;
*O Romantismo em Portugal;
*O Realismo e o Naturalismo no Brasil;
*O Realismo e o Naturalismo em Portugal;
-A resenha: Resenha de crônicas, de livros e de filmes.



LÍNGUA INGLESA

6º ANO

-números;
-cores;
-animais;
-Estações do ano;
-Frutas e vegetais;
-Árvore familiar;
-Pronomes pessoais , pronomes possessivos e pronomes demonstrativos;
-Verbo to be(am, is, are);
-Países e nacionalidades;
-Partes do corpo;
Esportes;
-Adjetivos;
-Dias da semana;
-Artigo indefinido(a/an)e artigo indefinido(the).




LÍNGUA INGLESA

7º ANO
 -Verbo haver (trere is-there are);
-Partes do corpo;
-Roupas e acessórios;
-Regras escolares;
-Países e nacionalidades;
-Verbo to be. Formas: afirmativa, negativa e interrogativa;
-Presente simples;
-Horas;
-Partes da casa;
-Pronomes possessivos. (this,that,these e those)
-Habilidades;
-Gerúndio.



LÍNGUA INGLESA

8º ANO

Presente simples. Formas: negativa, interrogativa e afirmativa;
-Meios de transporte;
-Carreiras e profissões;
-Adjetivos comparativos e superlativos;
-Verbo ter(have);
-Comidas e bebidas;
-Passado simples;
-Verbos regulares e irregulares;
-Gerúndio no presente e no passado;
-Países e nacionalidades;
-Adjetivos;
-Descrição física de alguém;



LÍNGUA INGLESA

1º ANO

-Interpretação de texto;
-Presente simples;
-Verbo to be no presente e no passado;
-Países e nacionalidades;
-Verbos regulares e irregulares;
-Passado simples. Formas: afirmativa, negativa e interrogativa;
-Much, many, few, little, a few e a little;
-Regras escolares;
-Gerúndio no passado;
-Pronomes pessoais;
-Números;
-Passar um texto na 1ª pessoa para  a 3ª pessoa do singular;
-Correção de e-mail. Ortografia.




LÍNGUA INGLESA

2º ANO

-Presente simples. Formas: afirmativa, negativa e interrogativa;
-Passado simples. Formas: afirmativa, negativa e interrogativa;
-Pronomes pessoais e possessivos;
-Artigo indefinido: a e an;
-Interpretação de texto;
-Países e nacionalidades;
-Adjetivos;
-Gerúndio no presente e no passado;
-Pirâmide alimentar: comidas e bebidas;
-Verbo to be no presente e no passado;
-Regras escolares;

 FÍSICA

1º Ano
·       Leis de newton







FÍSICA

2º Ano
·       Energia cinética
·       Energia elétrica


QUÍMICA

1º Ano
·       Fusão e ebulição
·       Medidas
·       Equação de densidade
·       Íons
·       Ácidos e bases


QUÍMICA

2º Ano
·       Propriedades químicas
·       Osmose


QUÍMICA

3º Ano
  • Isomeria
 HISTÓRIA
6º ANO
·       p. 14 – O Trabalho do historiador
·       p. 16 – Mudanças e permanências
·       p. 18 – Quanto tempo o tempo tem?
·       p. 20 – O tempo histórico
·       p. 28 – Nosso lugar na natureza
·       p. 30 – Os caçadores do Paleolítico
·       p. 32 – A agricultura e a criação dos animais
·       p. 34 – Os agricultores do Neolítico
·       p. 70 – As relações de poder na Mesopotâmia
·       p. 82 – As civilizações à margem do Rio Nilo
·       p. 84 – A serviço do Faraó e dos deuses
·       p. 86 – Viver para a eternidade
·       p.168 – As experiências políticas de Atenas
·       p. 170 – A democracia ateniense
·       p. 186 – Uma sociedade subordinada ao Estado
·       p. 188 – Uma oligarquia militarista
·       p. 208 – A república dos cidadãos ricos
·       p. 210 – Roma em expansão: vitórias e problemas
·       p. 212 – A república ameaçada


GEOGRAFIA
6º ANO
·       p. 10 – O lugar da Geografia
·       p. 12 – As aparências podem enganar
·       p. 1 5 – As aparências e os conteúdos dos lugares
·       p. 22 – A complexa geografia dos lugares
·       p. 25 – As pessoas e seus lugares: Relações e funções
·       p. 26 – Modos de viver, de trabalhar e a diversidade das paisagens
·       p . 63 – Os ambientes produzidos pelos seres humanos
·       p. 65 – As paisagens mudam ao longo do tempo
·       p. 67 A intervenção das atividades humanas
·       p. 68 – A paisagem urbana
·       p. 77 – A atmosfera terrestre
·       p.78 – O impacto desigual da radiação solar
·       p. 84 -  A superfície terrestre  e a vegetação
·       p.89 – As sociedades humanas alteram a superfície e a atmosfera
·       p. 90 – Ilhas de calor
·       p.92  Aquecimento global




HISTÓRIA
1º ANO
·       p. 29 – O Princípio: Investigando nossas origens
·       p. 30 -  Humanos pré-históricos: estudos paleontológicos
·       p. 31 – Os primeiros hominídeos
·       p. 39 – Periodização da pré-história
·       p. 40 – Formas de organização social
·       p. 61 – Mesopotâmia
·       p. 62 – Revolução agropastoril
·       p. 63 – Surgimento das cidades
·       p. 64 – Os templos
·       p. 67 – Evolução da escrita suméria
·       p. 68 – Direito: os primeiros códigos escritos – princípio de talião
·       p. 73 – Egito Antigo
·       p. 75 – Período dinástico
·       p. 76 – O faraó e a elite dirigente
·       p.77 – Camponeses, artesãos e escravos
·       p. 78 – A religião – relação com a morte
·       p. 89 – Fenícios
·       p. 100 – Os primeiros povoados
·       p. 101 – polis - cidades estados
·       p. 102 – Os jogos olímpicos
·       p. 121 – Organização política social de Roma
·       p. 122 – Principais grupos sociais
·       p. 123 –Conquistas da plebe
·       p. 229 –Mentalidade moderna
·       p.230 –O movimento renascentista


GEOGRAFIA
 1º ANO
·       P. 17 – Lugar, paisagem e espaço geográfico
·       P. 19 – paisagem: o retrato dos lugares que compõem o espaço geográfico
·       P.20 – Espaço, paisagem e tempo histórico, cíclico e geológico
·       P. 21 – continuação da página 20
·       P. 25 – O Estado-Nação – Fronteiras território e territorialidade
·       P. 26 – território, territorialidade e soberania
·       P. 27 – Onde termina um país e começa outro
·       P. 29 – Fronteiras políticas
·       P. 31 – Oceanos e as fronteiras políticas
·       P. 91 – A origem dos continentes – teoria da deriva dos continentes
·       P. 92 – Teoria das placas tectônicas
·       P. 93 – As placas tectônicas e seus limites
·       P. 94 – Limites convergentes
·       P. 95 – Limites divergentes – limites transformantes
·       P. 98 – Estrutura geológica e as formas de relevo da terra
·       P. 99 – Tipos de rochas
·       P. 101 - A estrutura geológica da superfície terrestre – o relevo terrestre
·       P. 102 – O relevo submarino
·       P. 103 – O relevo continental
·       P. 178 – A população da terra: fatores do crescimento e teorias demográficas
·       P. 179 - Crescimento da população mundial: breve histórico
·       P. 180 – Crescimento demográfico ou populacional
·       P. 181 -  Continuação da página 181
·       P. 206 – Como definir uma cidade
·       P. 207 – Continuação da página 206
·       P. 208 – Continuação da página anterior
·       P. 209 – Problemas urbanos
·       P. 210 –Urbanização e crescimento urbano


SOCIOLOGIA
1º ANO
·       P. 7 – O estudo da sociologia
·       P. 8 – Continuação da página 7
·       P. 9 – A produção social do conhecimento
·       P. 10 – Continuação da página 9
·       P. 23 – As relações entre indivíduos e sociedades
·       P. 24 – Émile Durkheim, as instituições e o indivíduo
·       P. 25 – Continuação
·       P. 26 – Marx, o indivíduo e a ação social
·       P. 27 – Continuação
·       P. 28 – Norbert Elias e Pierre Bourdieu: a sociedade dos indivíduos
·       P. 29 – Continuação
·       P. 30 – Continuação
·       P. 31 – Continuação
·       P. 75 – A sociedade capitalista e as classes sociais
·       P. 76 – Continuação
·       P. 77 – A desigualdade é constitutiva da sociedade capitalista
·       P. 78 – Desigualdade de riqueza, prestígio e poder
·       P. 79 – Continuação
·        P. 80 – Oportunidades e estratificação – sobre a idéia de exclusão e inclusão
·       P. 81 – Continuação
·       P. 103 – O poder e o Estado
·       P. 104 – Continuação
·       P. 105 – Continuação
·       P. 106 – Continuação
·       P. 107 – Democracia, representação e partidos políticos
·       P. 108 – Continuação
·       P. 109 – Continuação
·       P. 110 – Continuação
·       P. 111 – A sociedade disciplinar e a sociedade de controle
·       P. 112 – Continuação


HISTÓRIA
8º ANO
·       P. 14 – A Europa do antigo regime
·       P. 16 – Brasil e África no século XVIII
·       P. 24 – A filosofia das luzes
·       P. 26 – Os filósofos iluministas
·       P. 28 – O despotismo esclarecido
·       P. 38 – A colonização da América do Norte
·       P. 40 – A opressão inglesa
·       P. 42 – Nascem os Estados Unidos
·       P. 50 – Desigualdade social e crise financeira
·       P. 52 – A queda do absolutismo
·       P. 54 – O governo da convenção
·       P. 56 – O triunfo da burguesia
·       P. 70 – A próspera economia da Grã-Bretanha
·       P. 72 – A mecanização da produção
·       P. 74 – Capitalistas e operários
·       P. 80 – Um estado forte e centralizado
·       P. 82 – A expansão do império napoleônico
·       P. 84 – O fim do império Napoleônico
·       P. 96 – A Conjuração mineira
·       P. 98 – A Conjuração Baiana
·       P. 122 – Sob a proteção Britânica
·       P. 124 – Rio de Janeiro: sede do governo português
·       P. 126 – Pressão sobre o rei D. João VI
·       P. 138 – Organizar o país recém independente
·       P. 140 – D. Pedro I: Um imperador autoritário
·       P. 142 – Abdicação de D. Pedro I
·       P. 206 – A expansão dos Estados Unidos
·       P. 208 – A unificação da Alemanha e da Itália
·       P. 246 – A grande imigração para o Brasil
·       P. 248 – A extinção da escravidão


GEOGRAFIA
 8º ANO
·       P. 13 – O dinamismo das fronteiras físicas e naturais
·       P. 14 – Continuação
·       P. 1 5 – As fronteiras que nós estabelecemos e seu dinamismo
·       P.16 – Continuação
·       P. 17 – As fronteiras políticas
·       P. 18 – Continuação
·       P. 19 – Fronteiras culturais, religiosas e socioeconômicas
·       P. 21 – Continuação
·       P. 22 – Outras fronteiras, limites e barreiras
·       P. 25 – transgressão, mudança e conhecimento das fronteiras
·       P. 35 – A terra, o sol os tempos e suas fronteiras
·       P. 36 – Continuação
·       P. 37 – Grandes formações vegetais e o contudo de suas fronteiras
·       P .38 – Continuação
·       P. 40 – Continuação
·       P. 41 – Vegetação, ações humanas e o alcance das fronteiras climáticas
·       P. 42 - Continuação
·       P. 43 – A terra e o sol traçando as fronteiras do clima
·       P. 44 – Continuação
·       P. 45 – Os movimentos da terra e as zonas climáticas
·       P. 70 – trajetórias de construção e ampliação das fronteiras humanas
·       P. 71 – Dinamismo das fronteiras humanas
·       P. 73 – Continuação
·       P . 74 – Geografia e significado das fronteiras políticas
·       P. 75 – da geografia política à geografia dos Estados nacionais
·       P. 76 – Continuação
·       P. 116 – Os contrastes da geografia americana
·       P. 117 – Continuação
·       P. 119 – As fronteiras internas da economia dos Estados Unidos
·       P. 120 – Continuação
·       P. 123 – Uniões e acordos na América Latina
·       P. 124 – O MERCOSUL
·       P. 184 – As populações da China e da Índia
·       P. 185 – Continuação


 CIÊNCIAS
6º ANO
·       Solo
·       Rochas
·       Água
·       Sustentabilidade
·       Poluição da água e do solo
·       Os tipos de rochas
·       Estados da água

No exame cai todos os conteúdos, então devem estudar tudo do livro e caderno.



CIÊNCIAS
8º ANO
·       Corpo humano
·       Sistemas de corpo humano(urinário, excretor, respiratório, circulatório...)
·       Alimentação
·       Anatomia humana
·       Os tipos sanguíneos
·       Genética



BIOLOGIA
1º ANO
·       Sustentabilidade
·       Ecologia: ecossistema, biomas, principais biomas do Brasil e do mundo, quais são e onde ficam.
·       Poluição
·       protocolo de Kyoto
·       Vitaminas A, B, C, D (livrinho que sobre alimentação que cada aluno recebeu)
·       Ordem correta  do nível de organização de um ser vivo(caderno início do ano)


BIOLOGIA
2º ANO
·       Taxonomia, regras de classificação e ordem(reficofage)
·       Sustentabilidade
·       os reinos
·       Monera
·       Fungi
·       Animal
·       Vírus
·       As verminoses
·       Platelmintos, nematelmintos, filariose ou elefantíase, ascaridíase, etc
 MATEMÁTICA

6º Ano – Prof Djeison
·       Números Romanos
·       Numeração Decimal - Unidade – Dezena – Centena – Milhar
·       Números Naturais – Antecessor – Sucessor e Consecutivo
·       Números Pares e Impares
·       Expressões Numéricas com Adição – Subtração – Divisão – Multiplicação – Potenciação e Radiciação
·       Hierarquia Matemática
·       Potenciação
·       Radiciação – Raiz Quadrada
·       Múltiplos e Divisores
·       Números Primos E Compostos
·       M.M.C
·       Frações – Adição – Subtração – Multiplicação Divisão.




MATEMÁTICA

8º Ano Prof Jeferson
·       Equação do primeiro grau





MATEMÁTICA

1º Ano – Prof Djeison
·       Conjuntos Numéricos – N – Naturais – Z – Inteiros – Q – Racional – I – Irracional – R – Real
·       Funções Quadradas – e 1º Grau
·       Função Injetora – Bijetora E Sobrejetora
·       Matemática Financeira – Porcentagem – Juros – Acréscimo e Desconto
·       Plano Cartesiano – Distância entre dois pontos
·       Teorema de Tales – Regra de Três – Semelhança de Triângulos (Encontrando Valores em Áreas)



MATEMÁTICA

2º Ano – Prof Djeison
·       Matemática Financeira – Porcentagem – Juros – Acréscimo e Desconto
·       Matrizes – Tipos – Igualdade – Transposta – Adição e Subtração – Multiplicação por um Número Real – Multiplicação De Matrizes
·       Determinantes
 ED. FÍSICA

6º ANO
·       Fundamentos técnicos e  regras básicas de futebol, vôlei, handebol e basquete.
·       Xadrez: conhecimentos básicos
·       Conhecimentos gerais sobre esporte na atualidade: Copa do Mundo
·       Atividade prática: circuito. 

Nenhum comentário: