ARTE
6º ano
O
que é arte?
As
cores Primárias e Secundárias
Cores
neutras
Monocromia
e policromia
Geometria
Ponto
Reta
Plano
Pontos
colineares
O
ponto geométrico
O
ponto físico
O
ponto gráfico
A
linha reta: horizontal, vertical e inclinada
Linha
curva: côncava e convexa
Linha
poligonal ou quebrada
Linha
sinuosa ou ondulada
Linha
mista
Linhas
paralelas
Linha
perpendiculares
Linhas
convergentes
Linhas
divergentes
Traçado
das linhas
Retas
concorrentes
Retas
paralelas
Retas
coincidentes
Linhas
curvas abertas simples
Linhas
curvas abertas não-simples
Linhas
curvas fechadas simples
Linhas
curvas fechadas não-simples
Linhas
poligonais abertas simples
Linhas
poligonais abertas não-simples
Linhas
poligonais fechadas simples
Linhas
poligonais fechadas não-simples
Figura
geométrica plana
Figura
geométrica não plana
7º ano
Cor
Cores
primárias e secundárias
O
ponto gráfico
Pontilhismo
Círculo
cromático
Linha
reta horizontal
Linha
reta vertical
Linha
reta inclinada
Linha
curva
Linhas
onduladas
Linhas
quebradas ou poligonais
Linhas
mistas
Linhas,
letras e números
Linhas,
cores e formas
Paul
Klee
Textura
Frotagem
O
ritmo crescente
O
ritmo decrescente
O
ritmo radial
O
ritmo alternado
Tangram
Composições
periódicas
Composições
estruturais
8º ano
Gramática
das cores
As
leis das cores
Cores
complementares
Círculo
cromático
Escala
cromática
A
linha e a simetria
Pontilhismo
Frisas
A
história em quadrinhos
A
linguagem dos quadrinhos
Balões
Onomatopeias
Metáforas
A
história das histórias em quadrinhos
Angelo
Agostini
As
aventuras de Nhô-Quim, ou Impressões de uma viagem à corte
Luiz
Sá
Reco-Reco,
Bolão e Azeitona
A
HQ no Brasil
Hachuras
Composições
abstratas
O
desenho na natureza e na geometria
Piet
Mondrian
Luz
e sombra
O
uso de luz e sombra na pintura
Direção
de procedência da luz e a sombra relativa
As
formas geométricas e a arte
Wassily
Kandinsky
1º ano E.M
Por
que estudar arte?
O
belo na arte
Guernica,
de Pablo Picasso
Comunicação
não-verbal
Leitura
de imagem
Elementos
básicos na arte
O
ponto
A
linha
Harmonia
de cores
Elementos
secundários
Elementos
vivenciais
Rosa
e azul, de Pierre-Auguste Renoir
Releitura
A
arte da pré-história
Período
paleolítico
Período
neolítico
Os
materiais usados pelo artista pré-histórico
Idade
dos metais
Música
Dança-arte
primeira
Mãos
em negativo
Diferentes
épocas, diferentes Vênus
As
primeiras esculturas em metal
Crânio
da mulher batizada como Luzia
Arte
na antiguidade
Egito
Hieróglifos
A
pedra da união
A
pintura
A
regra da frontalidade
O
faraó Akhnaton
O
faraó Tutancâmon
A
escultura
A
dança
2º ano E.M.
Por
que estudar arte?
O
belo na arte
Guernica,
de Pablo Picasso
Comunicação
não-verbal
Leitura
de imagem
Elementos
básicos na arte
O
ponto
A
linha
Harmonia
de cores
Elementos
secundários
Elementos
vivenciais
Rosa
e azul, de Pierre-Auguste Renoir
Releitura
Renascimento
Humanismo,
o espirito do Renascimento
A
arquitetura
Simetria
A
igreja de Santa Maria del Fiore
A
pintura
Principais
artistas do Renascimento
Leonardo
da Vinci
O
da Vinci anatomista
O
da Vinci urbanista
O
da Vinci engenheiro
Última
Ceia
Monalisa
Afresco
Sfumato
Rafael
Sanzio
A
escola de Atenas
Sandro
Botticelli
A
Primavera
Michelangelo
Buonarroti
A
criação do homem
A
escultura
Os
dois “Davis”
Davi,
de Verrochio
Davi,
de Michelangelo
Pieta,
de Michelangelo
3º ano E.M.
Por
que estudar arte?
O
belo na arte
Guernica,
de Pablo Picasso
Comunicação
não-verbal
Leitura
de imagem
Elementos
básicos na arte
O
ponto
A
linha
Harmonia
de cores
Elementos
secundários
Elementos
vivenciais
Rosa
e azul, de Pierre-Auguste Renoir
Releitura
Século
XX
Expressionismo
A
escola Bauhaus
O
trabalho de um designer
A
Pintura
Edvard
Munch
O
grito
Música
Teatro
Cinema
A
arte expressionista no Brasil
Lasar
Segall
Duas
amigas
Menino
com lagartixas
Candido
Portinari
Obra
Café
Meninos
com pipas
Anita
Malfatti
A
mulher de cabelos verdes
O
homem amarelo
FILOSOFIA
1º
Ano
· O
que é filosofia?
· Origem
da filosofia
· Período
e campos de investigação da filosofia grega
· Principais
períodos da história da filosofia
· Aspectos
da filosofia contemporânea.
· Os
vários sentidos da palavra razão
· Atividade
racional e suas modalidades
· A
razão: inata ou adquirida?
· O
nascimento da lógica
ERE
6º
Ano
· O
que é religião
· Diversidade
religiosa
· Mitos
indígenas
· Mitos
afrodescendentes
· conviver
e caminhar com os outros
LÍNGUA PORTUGUESA
6º ANO
-Interpretação de texto;
-Linguagem verbal e linguagem não verbal;
-A linguagem e os códigos;
-As variedades linguísticas;
-Fonema e letra;
-Emprego da letra h;
-Texto, discurso, gêneros do discurso;
-O substantivo. Classificação dos substantivos;
-Divisão
silábica;
-O
adjetivo. Classificação dos adjetivos;
-Sílaba
átona e sílaba tônica;
-Acentuação
das oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.
LÍNGUA PORTUGUESA
7º ANO
-Interpretação de texto;
-Ortografia: g ou j?
-Locuções verbais;
-Verbos regulares e irregulares;
-Formas nominais dos verbos e suas
desinências;
-Os três modos verbais: indicativo, subjuntivo
e imperativo;
-Tempos do modo subjuntivo;
-O advérbio na construção do texto;
-Acentuação gráfica: oxítona, paroxítona e
proparoxítona;
-Divisão silábica;
-Sílaba tônica;
Morfossintaxe: frase, oração; sujeito ,
predicado.
LÍNGUA PORTUGUESA
8º ANO
-Interpretação de texto;
-O sujeito indeterminado na construção do
texto;
-a oração sem sujeito;
-Verbos impessoais;
-Vozes do verbo;
-O predicativo do objeto e o predicado verbo-nominal;
-Denotação e conotação;
-O modo imperativo;
-Ortografia: emprego do s, z, x e ch;
-Emprego dos porquês.
LPL
1º ANO
-Interpretação de texto;
-O Trovadorismo, O Humanismo, O Renascimento, O
Quinhentismo Brasileiro, O Barroco Português, O Barroco Brasileiro, O
Neoclassicismo Português e O Neoclassicismo Brasileiro.
-Verbos;
-Adjetivos;
-Acentuação gráfica;
-Substantivo;
-Literatura: a arte da palavra. O que é arte. A
literatura. A história da literatura. Literatura e realidade. Funções da
literatura;
-Encontros vocálicos:
*Ditongo;
*Tritongo;
*Hiato;
-Classificação das palavras:
*Quanto ao número de sílabas:
*Monossílaba;
*Dissílaba;
*Trissílaba;
*Polissílaba;
-Quanto à posição da sílaba tônica:
*Oxítona;
*Paroxítona;
*Proparoxítona.
LPL
2º ANO
-Interpretação de texto;
-Pronome pessoais, possessivos e
demonstrativos;
-Mal e mau;
-Concordância verbal;
-Ortografia: ch, x, g, j, s e z;
-Escolas literárias:
*O Romantismo no Brasil;
*O Romantismo em Portugal;
*O Realismo e o Naturalismo no Brasil;
*O Realismo e o Naturalismo em Portugal;
-A resenha: Resenha de crônicas, de livros e
de filmes.
LÍNGUA INGLESA
6º ANO
-números;
-cores;
-animais;
-Estações do ano;
-Frutas e vegetais;
-Árvore familiar;
-Pronomes pessoais , pronomes possessivos e
pronomes demonstrativos;
-Verbo to be(am, is,
are);
-Países e nacionalidades;
-Partes do corpo;
Esportes;
-Adjetivos;
-Dias da semana;
-Artigo indefinido(a/an)e artigo
indefinido(the).
LÍNGUA INGLESA
7º ANO
-Verbo haver (trere is-there are);
-Partes do corpo;
-Roupas e acessórios;
-Regras escolares;
-Países e nacionalidades;
-Verbo to be. Formas: afirmativa, negativa e
interrogativa;
-Presente simples;
-Horas;
-Partes da casa;
-Pronomes possessivos.
(this,that,these e those)
-Habilidades;
-Gerúndio.
LÍNGUA INGLESA
8º ANO
Presente simples. Formas: negativa,
interrogativa e afirmativa;
-Meios de transporte;
-Carreiras e profissões;
-Adjetivos comparativos e superlativos;
-Verbo ter(have);
-Comidas e bebidas;
-Passado simples;
-Verbos regulares e irregulares;
-Gerúndio no presente e no passado;
-Países e nacionalidades;
-Adjetivos;
-Descrição física de alguém;
LÍNGUA INGLESA
1º ANO
-Interpretação de texto;
-Presente simples;
-Verbo to be no presente e no passado;
-Países e nacionalidades;
-Verbos regulares e irregulares;
-Passado simples. Formas: afirmativa, negativa
e interrogativa;
-Much, many, few, little,
a few e a little;
-Regras escolares;
-Gerúndio no passado;
-Pronomes pessoais;
-Números;
-Passar um texto na 1ª pessoa para a 3ª pessoa do singular;
-Correção de e-mail. Ortografia.
LÍNGUA INGLESA
2º ANO
-Presente simples. Formas: afirmativa,
negativa e interrogativa;
-Passado simples. Formas: afirmativa, negativa
e interrogativa;
-Pronomes pessoais e possessivos;
-Artigo indefinido: a e an;
-Interpretação de texto;
-Países e nacionalidades;
-Adjetivos;
-Gerúndio no presente e no passado;
-Pirâmide alimentar: comidas e bebidas;
-Verbo to be no presente e no passado;
-Regras escolares;
FÍSICA
1º
Ano
·
Leis de newton
FÍSICA
2º
Ano
·
Energia cinética
·
Energia elétrica
QUÍMICA
1º
Ano
·
Fusão e ebulição
·
Medidas
·
Equação de
densidade
·
Íons
·
Ácidos e bases
QUÍMICA
2º
Ano
· Propriedades
químicas
· Osmose
QUÍMICA
3º
Ano
- Isomeria
6º
ANO
· p.
14 – O Trabalho do historiador
· p.
16 – Mudanças e permanências
· p.
18 – Quanto tempo o tempo tem?
· p.
20 – O tempo histórico
· p.
28 – Nosso lugar na natureza
· p.
30 – Os caçadores do Paleolítico
· p.
32 – A agricultura e a criação dos animais
· p.
34 – Os agricultores do Neolítico
· p.
70 – As relações de poder na Mesopotâmia
· p.
82 – As civilizações à margem do Rio Nilo
· p.
84 – A serviço do Faraó e dos deuses
· p.
86 – Viver para a eternidade
· p.168
– As experiências políticas de Atenas
· p.
170 – A democracia ateniense
· p.
186 – Uma sociedade subordinada ao Estado
· p.
188 – Uma oligarquia militarista
· p.
208 – A república dos cidadãos ricos
· p.
210 – Roma em expansão: vitórias e problemas
· p.
212 – A república ameaçada
GEOGRAFIA
6º
ANO
· p.
10 – O lugar da Geografia
· p.
12 – As aparências podem enganar
· p.
1 5 – As aparências e os conteúdos dos lugares
· p.
22 – A complexa geografia dos lugares
· p.
25 – As pessoas e seus lugares: Relações e funções
· p.
26 – Modos de viver, de trabalhar e a diversidade das paisagens
· p
. 63 – Os ambientes produzidos pelos seres humanos
· p.
65 – As paisagens mudam ao longo do tempo
· p.
67 A intervenção das atividades humanas
· p.
68 – A paisagem urbana
· p.
77 – A atmosfera terrestre
· p.78
– O impacto desigual da radiação solar
· p.
84 - A superfície terrestre e a vegetação
· p.89
– As sociedades humanas alteram a superfície e a atmosfera
· p.
90 – Ilhas de calor
· p.92 Aquecimento global
HISTÓRIA
1º
ANO
· p.
29 – O Princípio: Investigando nossas origens
· p.
30 - Humanos pré-históricos: estudos
paleontológicos
· p.
31 – Os primeiros hominídeos
· p.
39 – Periodização da pré-história
· p.
40 – Formas de organização social
· p.
61 – Mesopotâmia
· p.
62 – Revolução agropastoril
· p.
63 – Surgimento das cidades
· p.
64 – Os templos
· p.
67 – Evolução da escrita suméria
· p.
68 – Direito: os primeiros códigos escritos – princípio de talião
· p.
73 – Egito Antigo
· p.
75 – Período dinástico
· p.
76 – O faraó e a elite dirigente
· p.77
– Camponeses, artesãos e escravos
· p.
78 – A religião – relação com a morte
· p.
89 – Fenícios
· p.
100 – Os primeiros povoados
· p.
101 – polis - cidades estados
· p.
102 – Os jogos olímpicos
· p.
121 – Organização política social de Roma
· p.
122 – Principais grupos sociais
· p.
123 –Conquistas da plebe
· p.
229 –Mentalidade moderna
· p.230
–O movimento renascentista
GEOGRAFIA
1º ANO
· P.
17 – Lugar, paisagem e espaço geográfico
· P.
19 – paisagem: o retrato dos lugares que compõem o espaço geográfico
· P.20
– Espaço, paisagem e tempo histórico, cíclico e geológico
· P.
21 – continuação da página 20
· P.
25 – O Estado-Nação – Fronteiras território e territorialidade
· P.
26 – território, territorialidade e soberania
· P.
27 – Onde termina um país e começa outro
· P.
29 – Fronteiras políticas
· P.
31 – Oceanos e as fronteiras políticas
· P.
91 – A origem dos continentes – teoria da deriva dos continentes
· P.
92 – Teoria das placas tectônicas
· P.
93 – As placas tectônicas e seus limites
· P.
94 – Limites convergentes
· P.
95 – Limites divergentes – limites transformantes
· P.
98 – Estrutura geológica e as formas de relevo da terra
· P.
99 – Tipos de rochas
· P.
101 - A estrutura geológica da superfície terrestre – o relevo terrestre
· P.
102 – O relevo submarino
· P.
103 – O relevo continental
· P.
178 – A população da terra: fatores do crescimento e teorias demográficas
· P.
179 - Crescimento da população mundial: breve histórico
· P.
180 – Crescimento demográfico ou populacional
· P.
181 - Continuação da página 181
· P.
206 – Como definir uma cidade
· P.
207 – Continuação da página 206
· P.
208 – Continuação da página anterior
· P.
209 – Problemas urbanos
· P.
210 –Urbanização e crescimento urbano
SOCIOLOGIA
1º
ANO
· P.
7 – O estudo da sociologia
· P.
8 – Continuação da página 7
· P.
9 – A produção social do conhecimento
· P.
10 – Continuação da página 9
· P.
23 – As relações entre indivíduos e sociedades
· P.
24 – Émile Durkheim, as instituições e o indivíduo
· P.
25 – Continuação
· P.
26 – Marx, o indivíduo e a ação social
· P.
27 – Continuação
· P.
28 – Norbert Elias e Pierre Bourdieu: a sociedade dos indivíduos
· P.
29 – Continuação
· P.
30 – Continuação
· P.
31 – Continuação
· P.
75 – A sociedade capitalista e as classes sociais
· P.
76 – Continuação
· P.
77 – A desigualdade é constitutiva da sociedade capitalista
· P.
78 – Desigualdade de riqueza, prestígio e poder
· P.
79 – Continuação
· P. 80 – Oportunidades e estratificação – sobre
a idéia de exclusão e inclusão
· P.
81 – Continuação
· P.
103 – O poder e o Estado
· P.
104 – Continuação
· P.
105 – Continuação
· P.
106 – Continuação
· P.
107 – Democracia, representação e partidos políticos
· P.
108 – Continuação
· P.
109 – Continuação
· P.
110 – Continuação
· P.
111 – A sociedade disciplinar e a sociedade de controle
· P.
112 – Continuação
HISTÓRIA
8º
ANO
· P.
14 – A Europa do antigo regime
· P.
16 – Brasil e África no século XVIII
· P.
24 – A filosofia das luzes
· P.
26 – Os filósofos iluministas
· P.
28 – O despotismo esclarecido
· P.
38 – A colonização da América do Norte
· P.
40 – A opressão inglesa
· P.
42 – Nascem os Estados Unidos
· P.
50 – Desigualdade social e crise financeira
· P.
52 – A queda do absolutismo
· P.
54 – O governo da convenção
· P.
56 – O triunfo da burguesia
· P.
70 – A próspera economia da Grã-Bretanha
· P.
72 – A mecanização da produção
· P.
74 – Capitalistas e operários
· P.
80 – Um estado forte e centralizado
· P.
82 – A expansão do império napoleônico
· P.
84 – O fim do império Napoleônico
· P.
96 – A Conjuração mineira
· P.
98 – A Conjuração Baiana
· P.
122 – Sob a proteção Britânica
· P.
124 – Rio de Janeiro: sede do governo português
· P.
126 – Pressão sobre o rei D. João VI
· P.
138 – Organizar o país recém independente
· P.
140 – D. Pedro I: Um imperador autoritário
· P.
142 – Abdicação de D. Pedro I
· P.
206 – A expansão dos Estados Unidos
· P.
208 – A unificação da Alemanha e da Itália
· P.
246 – A grande imigração para o Brasil
· P.
248 – A extinção da escravidão
GEOGRAFIA
8º ANO
· P.
13 – O dinamismo das fronteiras físicas e naturais
· P.
14 – Continuação
· P.
1 5 – As fronteiras que nós estabelecemos e seu dinamismo
· P.16
– Continuação
· P.
17 – As fronteiras políticas
· P.
18 – Continuação
· P.
19 – Fronteiras culturais, religiosas e socioeconômicas
· P.
21 – Continuação
· P.
22 – Outras fronteiras, limites e barreiras
· P.
25 – transgressão, mudança e conhecimento das fronteiras
· P.
35 – A terra, o sol os tempos e suas fronteiras
· P.
36 – Continuação
· P.
37 – Grandes formações vegetais e o contudo de suas fronteiras
· P
.38 – Continuação
· P.
40 – Continuação
· P.
41 – Vegetação, ações humanas e o alcance das fronteiras climáticas
· P.
42 - Continuação
· P.
43 – A terra e o sol traçando as fronteiras do clima
· P.
44 – Continuação
· P.
45 – Os movimentos da terra e as zonas climáticas
· P.
70 – trajetórias de construção e ampliação das fronteiras humanas
· P.
71 – Dinamismo das fronteiras humanas
· P.
73 – Continuação
· P
. 74 – Geografia e significado das fronteiras políticas
· P.
75 – da geografia política à geografia dos Estados nacionais
· P.
76 – Continuação
· P.
116 – Os contrastes da geografia americana
· P.
117 – Continuação
· P.
119 – As fronteiras internas da economia dos Estados Unidos
· P.
120 – Continuação
· P.
123 – Uniões e acordos na América Latina
· P.
124 – O MERCOSUL
· P.
184 – As populações da China e da Índia
· P.
185 – Continuação
CIÊNCIAS
6º
ANO
· Solo
· Rochas
· Água
· Sustentabilidade
· Poluição
da água e do solo
· Os
tipos de rochas
· Estados
da água
No exame cai todos os conteúdos, então devem estudar
tudo do livro e caderno.
CIÊNCIAS
8º
ANO
· Corpo
humano
· Sistemas
de corpo humano(urinário, excretor, respiratório, circulatório...)
· Alimentação
· Anatomia
humana
· Os
tipos sanguíneos
· Genética
BIOLOGIA
1º
ANO
· Sustentabilidade
· Ecologia:
ecossistema, biomas, principais biomas do Brasil e do mundo, quais são e onde
ficam.
· Poluição
· protocolo
de Kyoto
· Vitaminas
A, B, C, D (livrinho que sobre alimentação que cada aluno recebeu)
· Ordem
correta do nível de organização de um
ser vivo(caderno início do ano)
BIOLOGIA
2º
ANO
· Taxonomia,
regras de classificação e ordem(reficofage)
· Sustentabilidade
· os
reinos
· Monera
· Fungi
· Animal
· Vírus
· As
verminoses
· Platelmintos,
nematelmintos, filariose ou elefantíase, ascaridíase, etc
MATEMÁTICA
6º
Ano – Prof Djeison
·
Números Romanos
·
Numeração
Decimal - Unidade – Dezena – Centena – Milhar
·
Números Naturais
– Antecessor – Sucessor e Consecutivo
·
Números Pares e
Impares
·
Expressões
Numéricas com Adição – Subtração – Divisão – Multiplicação – Potenciação e
Radiciação
·
Hierarquia
Matemática
·
Potenciação
·
Radiciação –
Raiz Quadrada
·
Múltiplos e
Divisores
·
Números Primos E
Compostos
·
M.M.C
·
Frações – Adição
– Subtração – Multiplicação Divisão.
MATEMÁTICA
8º
Ano Prof Jeferson
· Equação
do primeiro grau
MATEMÁTICA
1º
Ano – Prof Djeison
·
Conjuntos
Numéricos – N – Naturais – Z – Inteiros – Q – Racional – I – Irracional – R –
Real
·
Funções
Quadradas – e 1º Grau
·
Função Injetora
– Bijetora E Sobrejetora
·
Matemática
Financeira – Porcentagem – Juros – Acréscimo e Desconto
·
Plano Cartesiano
– Distância entre dois pontos
·
Teorema de Tales
– Regra de Três – Semelhança de Triângulos (Encontrando Valores em Áreas)
MATEMÁTICA
2º
Ano – Prof Djeison
·
Matemática
Financeira – Porcentagem – Juros – Acréscimo e Desconto
·
Matrizes – Tipos
– Igualdade – Transposta – Adição e Subtração – Multiplicação por um Número
Real – Multiplicação De Matrizes
·
Determinantes
ED. FÍSICA
6º ANO
· Fundamentos
técnicos e regras básicas de futebol,
vôlei, handebol e basquete.
· Xadrez:
conhecimentos básicos
· Conhecimentos
gerais sobre esporte na atualidade: Copa do Mundo
· Atividade
prática: circuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário